quarta-feira, 3 de maio de 2017

Integrante do GPLV publica artigo na Revista Itinerários

A doutoranda em Letras da UFMS/CPTL e participante do Grupo de Estudos Literatura e Vida Pauliane Amaral publicou artigo intitulado “A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO AUTOR EM J. M. COETZEE E ENRIQUE VILA-MATAS” na Revista Itinerários, n. 42, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Unesp/Araraquara (Qualis 2015: B2).

Em seu artigo a pós-graduanda faz um estudo comparado, tratando das diferenças na formação da identidade da figura do autor a partir da análise dos romances Verão (2009), de J. M. Coetzee e Doutor Pasavento (2005), de Enrique Vila-Matas. Com estratégias distintas, esses dois escritores abordam a impossibilidade de se atribuir uma única identidade ao autor, mostrando que todo o processo de formação identirária é uma construção e que a literatura contemporânea soube incorporar a discussão sobre o que forma a figura de um escritor tanto em sua forma quanto em seu conteúdo.

J. M. Coetzee e Enrique Vila-Matas.


Abaixo o resumo do trabalho:

Esse trabalho expõe as estratégias da construção da identidade autoral a partir da análise das narrativas de dois romances contemporâneos que brincam com os limites da ficção autobiográfica: Verão (2009), de J. M. Coetzee e Doutor Pasavento (2005), de Enrique Vila-Matas. Enquanto a narrativa do primeiro romance se volta para a construção póstuma da identidade do autor através da coleta de depoimentos e consulta a cadernos de anotações deixados pelo fictício escritor, a narrativa de Vila-Matas agrega uma estrutura ensaística a elementos temáticos recorrentes na obra do escritor espanhol (como a autorreferência, a citação de outros textos literários, o tema do desaparecimento do escritor e a cessação da escrita – apelidada de Síndrome de Bartleby). Nossa leitura indica que esses dois romances ilustram a impossibilidade de encerrar uma identidade única de autor e que uma saída encontrada pela literatura contemporânea é incorporar em sua estrutura narrativa elementos que compõem essa aporia. 

PALAVRAS-CHAVE: Depoimento. Ensaio. Ficção autobiográfica.


Clique aqui para acessar o artigo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário